Acesso Webmail GPSNet       Usuário:    Senha:                    
  • Veja mais
  • Veja mais
  • Veja mais
  • Veja mais
Acesso rápido
Serviços
Sobre a GPSNet
 
Atuação Social
TI Verde


 

Com o passar dos anos e o avanço dos recursos tecnológicos, a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade são temas que vem sendo discutidos principalmente pelos impactos causados por esses recursos. Preservar o meio ambiente é mais do que um desejo ou objetivo, é uma necessidade. E essa necessidade afeta diretamente as empresas que atuam no mercado de Tecnologia da Informação. O alto índice de energia consumido e o crescimento no consumo de equipamentos eletroeletrônicos tem evidenciado os resíduos gerados por estes dispositivos, um problema que faz com que as instituições tenham que planejar iniciativas e alternativas para diminuir os danos causados à natureza.

Os materiais eletrônicos possuem em sua estrutura metais e compostos químicos como mercúrio, chumbo, cádmio, dentre outros que podem afetar o meio ambiente e o ser humano. Podendo causar diversos males, como anemia, câncer, problemas nos rins, pulmões e afetar o sistema nervoso e reprodutivo. Estes objetos sendo descartados em locais impróprios, como lixões, podem contaminar o solo e até mesmo os lençóis freáticos causando danos irreversíveis à saúde da população.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que as pessoas trocam de computadores a cada dois anos e não é difícil imaginar que nem todo este equipamento substituído é descartado da maneira correta. O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. O chumbo, componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, consequentemente, à morte.

O principal problema não só no Brasil como em nosso município, é que não há alternativas de onde depositar o lixo eletrônico acumulado. Segundo Smaal (2009) são considerados lixo eletrônico objetos eletrônicos que não estão em condições de serem aproveitados, por exemplo, o computador, celular, notebook, entre outros. Ele afirma também que os resíduos eletrônicos representam 5% do lixo no planeta, significando 50 milhões de toneladas produzidas pela população mundial. Só no Brasil, são produzidos 2,6 Kg de lixo eletrônico por habitante, sendo 10 milhões de computadores fabricados, e 150 milhões de celulares e baterias contendo componentes tóxicos. 
Diante dessa situação, se vê a importância de criar ações de conscientização com o objetivo de diminuir a agressão ambiental, proporcionando à comunidade espaços para o descarte correto de resíduos eletrônicos.

O TI Verde da GPSNet procura diminuir o índice de material poluente, degradante e tóxico descartado incorretamente em São Borja, armazená-lo e depositá-lo de maneira correta, de modo que não cause danos à natureza. É com a conscientização e o interesse de empresários e comunidade sobre o assunto que ocorrerá a diminuição do impacto no ecossistema, e consequentemente melhora na vida das pessoas.

Com o objetivo de promover ações de sustentabilidade social na cidade de São Borja e atender a expectativa de consumidores ambientalmente responsáveis, a GPSNet - como maior provedor de acesso a redes de comunicação da cidade - desenvolveu um projeto que visa reduzir o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente através de ações de conscientização quanto ao tema e criação de pontos de coleta para o descarte correto de resíduos tecnológicos.

O projeto TI Verde armazena materiais e equipamentos eletrônicos não mais utilizados em local adequado, que em outras situações seriam jogados erroneamente no lixo comum. Confira as instituições, empresas e clientes ambientalmente consciência que já trouxeram materiais para o projeto clicando na galeria abaixo:

Confira o video de apresentação do projeto abaixo:

 



Balanço do projeto TI Verde em 2015


Empresas que apoiaram o projeto descartando seus materiais eletrônicos





 
 
Busque no site

  
Planos de Acesso à Internet
 

Atendimento ao Cliente

Rua Barão do Rio Branco, 1937 | São Borja/RS | CEP: 97670-000
Telefone: (55) 3431-0400
Dúvidas e contato: falecom@gpsnet.com.br
© 2016 GPSNet. Todos os direitos reservados. | Seu IP: 54.227.96.5